quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO!!!

Feliz Ano Novo

Quero dizer a todas(os) as amigas que neste ano de 2009 fui uma pessoa muito, mas muito mais feliz, e esta felicidade se dá pelos amigos que fiz nesta humilde cozinha, e pelas coisas que aprendi nas cozinhas maravilhosas que visito.
Agradeço a todos os meus seguidores (tem homem tbm), foi uma alegria poder contar com tantas pessoas legais, e tão simpáticas que fazem seus comentários, transmitindo uma energia tão boa, e aos que não comentam podem comentar(vou adorar)
Aprendi muita coisa neste ano, e espero que possa ter passado um pouco do que sei para vocês.
Desejo mais uma vez um FELIZ ANO NOVOOOOOO!!!!! que todos os seus sonhos se realizem e que sejam muito felizes.
E que em 2010 estejamos todos aqui com saúde e disposição para movimentar esta BLOGOSFERA. Deus vai permitir.
Uma beijoca "anonovesca" para todas.
Até 2010!!!!!!!

Ponche Infantil



Ingredientes:
1 litro de guaraná gelado
1 litro de água mineral gelada
1 copo americano de groselha
Frutas picadas: uvas cortadas ao meio
cerejas, maçãs, morangos, pêssegos, abacaxi, picadinhos.
Pode por as frutas de sua preferência
Açúcar se necessário

Misture tudo muito bem, coloque em uma poncheira, caso não tenha, use outra vasilha de boca larga e leve a geladeira até na hora de servir.

Fazia muito ponche nos aniversários dos filhos, então resolvi fazer para os netos na nossa confraternização, mas perdi a receita e não me lembrava direito, mas peguei um pouco aqui e um pouco ali, e ficou muito bom, as crianças adoraram.

Caso alguem achar que a receita é sua, pode me dizer que ponho os créditos.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nosso Natal!!!




O nosso Natal foi muito bom, reunimos aqui em casa, Sônia e Toninho (imão, e cunhada, do marido) Adriana, Fabiano e Bruna (sobrinhos) Mere e Rogerio (filha e genro) e Vitor e eu. Foi um Natal muito bom cada um trouxe um prato, rezamos, e festejamos juntos até tarde da noite. Sônia fez arroz farofão que estava uma delícia, Adriana fez a sobremesa, Mere fez uma farofa muito boa e eu fiz chester, (não fiz peru acho meio sêco não sei fazer direito) e fiz tambem um salpicão que ficou uma delícia.
No outro dia como tinha sobrado muita comida almoçamos todos juntos.
E como tinha sobrado metade do chester, desfiei coloquei molho de tomates por cima e queijo muçarela e levei ao forno só para esquentar e derreter o queijo, ficou diferente mas muito bom todos comeram bastante.

Agora é esperar 2010 e torcer para que seja um ano de grandes e boas realizações.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Vamos Brincar ???



Aproveitando a data do Natal, nascimento do menino Jesus, uma data muito especial, em que presenteamos as crianças assim como fizeram os três Reis Magos, levando presentes ao Bebezinho que acabara de nascer. E como eu, com meus 62a, tbm já fui criança, quero mostrar para vocês meus presentes, quero dizer, os presentes que ganhei quando ainda era criança.
Estes meus brinquedos são de antes do ano de 1958, tem mais de 50 anos, estão feinhos pela idade e desgastados pelo tempo, mas guardo com muito carinho, por isso eles resistiram até hoje.
Esta roupinha da minha boneca minha prima Lia que fez e bordou, a roupa que veio com ela rasgou, o ferrinho de brasas brinquei muito com ele, passei muita roupinha e com bilboquê, como eu brincava, era campeã nesta modalidade perante as crianças da minha cidade, jogo até hoje rsrs.
Minha neta chega aqui e pede para ver os brinquedos, mostro mas logo guardo.
Minha boneca está com o cabelinho todo cortado, a franja caiu, mas pra mim continua linda.
Trago BELAS lembranças dos natais da minha infância.

Na minha cidade, Nova Resende, tem uma loja (antiga) onde a criançada ficava lá com o queixo no balcão (ninguém alcançava mais que isso devido a idade) namorando os brinquedos para depois pedir para os pais, esta boneca é de lá. Pedi ao meu pai, que dizia que ia falar para o Papai Noel trazer para mim, outras vezes o próprio proprietário da loja, sr. Rosendo, se encarregava de saber das crianças qual o brinquedo que elas queriam e dizia aos pais.

Foi um tempo maravilhoso, lembro com muita alegria dos Natais da minha infância, só um ficou marcado, mas isto não é assunto para hoje que é um dia de alegria.
Por isso, pela lembrança boa que tive dos meus Natais cheios de presentes, eu nunca compro somente um brinquedo para os netos (fiz assim também com meus filhos), sempre compro roupas, joguinhos e brinquedos. Já estão todos comprados esperando a volta deles para a entrega, sempre deixo para entregar depois que eles voltam de viagem.

Naquele tempo criança deitava muito cedo 8hs no máximo, mas na noite do Natal ficávamos acordados até mais tarde um pouco, dando muito trabalho para os nossos pais que iam na loja, compravam o presente e já queriam deixar no nosso sapatinho, era uma luta muito grande fazer a criançada dormir. Falo criançada porque minha tia (tia Bela) tinha 11 filhos e eu convivia muito com eles, eram meus irmãos, são até hoje (eu sou filha única).
Bem, eu quis aqui compartilhar com vocês um pouco da minha história, foi um pouco cansativo, mas é Natal e vocês vão me perdoar, tenho certeza!
Um grande beijo no coração de vocês.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal!!!

Feliz Natal

Quero desejar a todas as minhas seguidoras e para quem passar por esta simples cozinha, meus votos de um Feliz Natal e que o Ano Novo seja de muitas e boas realizações

Nossa Confraternização





Fizemos nossa confraternização na casa do VRenato e Gianni, quarta dia 16 porque todos viajam.
Estava muito boa e foi muito divertida fizemos amigo oculto até as crianças participaram, fizemos muita comida boa enfim nos divertimos bastante.
Foi muito bom e que todos tenham um Feliz Natal!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Salpicão de Festas



Ingredientes:
1 frango defumado desfiado(usei Sadia)
200grs de presunto picadinho(ponho assim porque quanto mais miudinho picar, fica mais gostoso e mais apresentável)
2 maçãs verdes picadinhas
1 lata de milho verde
1 lata de abacaxi em calda escorrido picadinho
1 peito de frango cozido com um pouco de sal e desfiado
200grs de azeitona recheada
1 lata de creme de leite
500 grs de maionese
1 xícara de uva passa sem semente
1 pte de batata palha de 250grs (deixar um pouco para enfeitar)
1 lata de palmito

Misture tudo muito bem salpique um pouco de batata palha e sirva gelada. Não precisa temperar.

Esta receita ganhei de uma amiga faz bem tempo e é "arroz de festa" aqui em casa, todas as ocasiões que preciso de uma salada mais requintada faço, Natal, Ano Novo, noivado da filha, batizado da neta, etc. Esta eu fiz para nossa confraternização, na casa do VRenato e Gianni.
E ela rende muito pode fazer metade se quiser, o restante do frango, pode guardar na geladeira enrolado em filme plastico, só não demorar para usar.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mussaka





Ingredientes:
1 berinjela grande
2 colheres (sopa) de azeite)
2 cebolas medias picadas
2 dentes de alho amassados
500 grs de carne moida
Sal a gosto
1 pitada de orégano
1 pitada de noz moscada
1 pitada de canela em pó
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 xícara de tomate sem pele picado
1 1/2 xícara de vinho branco seco
1 ovo
1/2 xícara de farinha de rosca
Óleo para fritar
Descasque a berinjela e corte em rodelas de 1 cm. Salpique com sal e deixe descansar por 30 m.

Para o Molho:
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite aquecido
2 gemas
1/2 colher (sopa) de sal
Pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Em uma panela, refogue a carne com a cebola e o alho. Deixe fritar bem, tampe e cozinhe, depois de fria acrescente o ovo inteiro e metade da farinha de rosca. Mexa e reserve.

Prepare o molho:
Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo sempre. Acrescente o leite quente devagar e cozinhe o molho até que engrosse. Retire do fogo. Junte as gemas, o sal e a pimenta.
Enxague a berinjela e seque-a com papel toalha. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as rodelas de berijelas dos 2 lados até dourarem. Escorra em papel toalha.
Espalhe a carne em um refratário, cubra com a berinjela e espalhe o molho por cima. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno para assar + ou - 30 m. Sirva quente.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Internet: Modem 3G da VIVO


Graças a Deus chegou o o modem 3G da Vivo que meu marido comprou, melhorou muito os acessos a internet aqui em casa. Como não podemos mais viver sem esta tal de net rsrs, espero que continue assim.
Agora estamos com duas conexões, a 3G e uma outra via rádio que nem sempre é boa e, na falha desta via rádio acessamos com a 3G da Vivo.

A vantagem da 3G movel é que ele (marido) vai poder utiliza-la em suas viagens a trabalho. Ela ainda não é 100% boa, mas a tendência é melhorar a cada dia que passa, pois é o que se tem de mais moderno no momento.
Aqui em Alfenas temos várias outras opções de acesso a internet, Brasilshop (via rádio), a Rede Pop (via cabo), a Velox (via telefone), etc. Vamos testando até chegarmos a melhor rsrs. Antes, quando a acesso era através do provedor de nosso filho, tanto o acesso discado como o atual via rádio, era excelente. Na verdade éramos felizes e não sabíamos. rsrs.
Bem o que eu quero é ser feliz, feliz, felizzzzz!!!!!
Beijos e Bom Fim de Semana a todas(os).

Torresmo da Dalila


Dia 07 deste foi niver da minha cunhada Dalila, mas fomos pra lá (Guaxupé) dia 06 almoçar com ela. Além de várias comidas boas que tinha, me liguei neste TORRESMO por estar tão bem fritinho e por estar delicioso. Meu colesterol deve ter ido lá pra cima kkk. Nem liguei queria mesmo me esbaldar de comer tudo que tinha de bom e principalmente este torresminho divino.
Estou postando aqui só para passar vontade em voçês, brincadeirinha, é para vcs verem se tem "jeito de fazer regime" comendo coisas tão gostosas.
Me perdoem este eu não sei fazer...
Parabéns Dalila muitos anos de vida, com saúde.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Delícia de Pão.




Ingredientes:
5 pãezinhos franceses cortados em fatias finas
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite
3 ovos
1/2 xícara de uva passa sem sementes
1 xícara de côco ralado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer:
Unte uma forma de bolo (fiz numa forma redonda) espalhe o pão pode por duas camadas.
Bata os ovos, o açúcar, e o leite no liquidificador, bem batido, e espalhe em cima das fatias de pão, procurando molhar todas. Espalhe as uvas passas, a manteiga em bolinhas e polvilhe o côco ralado.
Leve ao forno preaquecido até dourar.

Esta receita é muito boa para aproveitar pãozinho amanhecido. Fica muito gostoso com um cafezinho bem quentinho.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Bacalhoada" de Sardinha









Esta "bacalhoada" que não é de bacalhau é feita com sardinha, e fica deliciosa e bem mais barata que se fosse feita com bacalhau.

Ingredientes:
2 latas gdes de sardinha no molho
5 batatas médias cozidas e cortadas em rodelas grossas
1 cebola grandes cortada
1/2 xícara de óleo
Cheiro verde a gosto
Sal caso precise

Modo de fazer:
Regue a panela com metade do óleo.
Por as camadas começando pela cebola, batata,sardinha, cheiro verde e assim sucessivamente até acabar todos os ingredientes.
No final das camadas por o caldo das sardinhas, e o restante do óleo.
Tampe a panela e leve ao fogo + ou - meia hora, prove o sal caso precise acrescente.
Sirva quente com arroz branco e bom apetite!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Amigo Secreto da Blogosfera!!!




Olhem esta arvorezinha de Natal que capricho, linda

E os bombons deliciosos!!!


Olá pessoal, estou muito feliz recebi meu presente de amigo secreto é da querida amiga Maria Inês Feijó do blog asreceitasfavoritasdoformigao.blogspot.com veio lá de Porto Alegre. O blog dela e muito bom com muitas receitas excelentes.
Querida estou muito feliz adorei tudo, muito mesmo, e só de saber que foram feitos por você teve muito mais valor ainda, veio cheio da sua energia e te senti bem perto.
Obrigada querida que você tenha um lindo e Feliz Natal! e que 2010 seja um ano de grandes realizações, saúde, paz e muita prosperidade.

Mouse de Limão


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 copinho de yogurte natural
1 gelatina da sabor limão dissolvida em um pouco de água
1/2 xícara de suco de limão

Bater tudo no liquidificador e levar a gelar.




Olá pessoal, me perdoem não estou conseguindo comentar em todos os blogs, a internet aqui em casa continua uma M... perdão.
Mas acredito que semana que vem vai melhorar, meu marido comprou um Modem 3G da Vivo, só assim a gente conversa a vontade.
Nem fazer minhas postagens consigo, agora estou via telefone, já gastei todas minhas energias.
Conforme o blog se for um pouquinho mais pesado aí é que não consigo mesmo comentar.
Beijos a todas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Areado: Cidade do Artesanato

Ontem Mere e eu fomos em Areado, primeiro consultar!!!, nossa gineco é de lá, Dra. Isabel Cristina, e depois comprar artesanato, isto não pode faltar nas nossas idas lá.
Areado é uma cidade aqui perto de Alfenas uns 25 km de distância.
Lá tem várias tecelagens, mas nós gostamos mais é de comprar no Milton, ele é uma pessoa muito gentil e o trabalho dele é maravilhoso. Tem artesanato em madeira, em cabaças, em pedra sabão, crochê, mas o forte é a tapeçaria feita em tear por eles mesmos.
Vou postar aqui para vcs verem como é linda a loja dele.
Entro lá e fico doidinha quero comprar tudo, mas desta vez acho que extrapolamos nas compras, não sei como o marido não ficou chamando pra virmos embora. Ontem ele estava com muita paciência, esperou tranquilo.
Compramos cortinas (dei de presente pra Mere presente de Natal) linda, rústica, comprei toalha de lavabo, tapetes, caminho, toalhinhas avulsas, e algumas coisitas mais.
Voltamos contentes para casa rsrsrsrs.

Vejam como é linda a loja




Olha o Vitor aí com o Milton

Tem até panelas de pedra.


Aqui está um dos muitos teares que ele tem, este fica exposto na loja


Este é o Milton


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bolinho do Bagaço do Milho



Conforme o prometido na postagem anterior aí estão as dicas do bolinho de bagaço.
Para fazer este bolinho não é preciso receita, eu fiz assim.
Coloquei o bagaço em uma vasilha acrescentei :
1 ovo
1 colher de margarina
1 pitada de sal
2 colheres de farinha de trigo
Piquei queijo mineiro fresco em pedaçinhos bem pequeninos
Misturei bem e fritei as colheradas.
Fica uma delícia com um cafezinho bem quentinho


Este bolinho quem fazia pra gente era uma amiga Maurícia, ela sempre dizia "do milho se aproveita quase tudo, pouca coisa se joga fora" e ela tinha razão e este bolinho é uma delícia, tem muita fibra o que é bom pra digestão e para o bom funcinamento intestinal(estou dando consultas rsrs)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Curau ou Mingau de Milho Verde.





Ingredientes:
10 espigas de milho verdes e frescas
1 litro de leite
2 1/2 xícaras de chá de açúcar
Sal a gosto (uma pitada)
Canela em pó para enfeitar

Modo de fazer:
Limpe o milho, retirando todos os cabelos, e corte os dentes com uma faca bem afiada bem rentes a espiga.
Bata no liquidificador muito bem até que o milho desmanche por inteiro.
Cuidado para não bater demais pois o milho pode amargar.
Depois de batido coe em uma peneira não muito fina, aperte até sair todo o liquido.
Leve o liquido em uma panela ao fogo (fiz na panela de ferro) e acrescente o açúcar e o sal. Mexa sem parar até que vire um creme. Este processo deve demorar + ou - uns 30 minutos. Depois de engrossar põe em tijelas e polvilhe com canela em pó.
Pode servir frio ou quente.


Esta receita tirei do livro "Cozinha Regional Brasileira - Minas Gerais" que é o primeiro, da coleção da Abril.
Fiz metade da receita, do bagaço que sobrou fiz bolinhos que ficaram uma delícia (coisas de Mauricia uma amiga de NResende) e será minha próxima postagem.

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...